Sobre

Informações gerais sobre o fórum

Inicialmente, a proposta era a construção de um congresso que debatesse meios de combate as opressões contra o povo preto. No entanto, pensávamos grande para o momento. Decidimos então, alterar para o formato de fórum.

Por se tratar de um fórum, os três dias de evento visará explorar, discutir e ampliar as discussões acerca da juventude preta em nosso Estado. Para melhor organizar tais discussões o fórum, abrigará seis Grupos de Trabalhos - GT's, que terão todas as suas temáticas voltadas para a criação de propostas que visem melhorar a vida do povo preto, a princípio no município de Alagoinhas. Porém, nossa intenção é expandir esse fórum para um congresso, futuramente.

Todas as propostas formuladas/metas nos GT's, se transformará em um documento que será lido no último dia de encontro na Plenária Final. A intenção é que o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra e Afrodescendente de Alagoinhas, e a SEPROMI (Secretaria de promoção da igualdade racial do estado da Bahia), se comprometam em ajudar a por em prática todas as metas propostas.

Oficinas e entretenimento

Haverão oficinas de turbantes, teatro, batalha de rap, além do Sarau Poesia Preta, organizado por Caliel Alves. Haverá também a noite cultural no primeiro e segundo dia de evento. 

Debates e Grupos de trabalho

Ao todo serão seis (07) grupos de trabalho:


1. Juventudes, relações étnico-raciais, violência e conflito.

Este Grupo de Trabalho visará discutir as problemáticas étnico-racial, violência contra, entre e por populações juvenis; fatores de risco e proteção entre jovens autores e vítimas de violência; sobrevivência em contextos violentos; extermínios de jovens; políticas públicas de combate à violência contra jovens. Visando soluções, pesquisas e intervenções sobre com a juventude negra e quilombola podem combater as mais variadas formas de violência, como por exemplo, étnica, discriminação e racismo em vários contextos.

Mediador(a):  Divulgação em breve.

2. Juventudes, saúde, gêneros e sexualidade.

Este Grupo de Trabalho visará discutir políticas de saúde para a juventude, acesso ao SUS e atendimento de jovens; fatores de risco e proteção para o uso de drogas lícitas e ilícitas; serviços de atendimento ao jovem usuário ou dependente químico, políticas e práticas de redução de danos, formas de atendimento à família; saúde mental dos jovens, fatores de risco e proteção para o adoecimento entre jovens, incluindo sofrimento psíquico.

Gêneros e à sexualidade de jovens; o corpo na sociedade atual em estudos sobre (e com) jovens; procedimentos de modificação e reconstrução do corpo e transgressão de fronteiras sexuais e de gênero; gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis; assimetrias e preconceitos de gênero; diversidade sexual, sexualidades LGBT.

Mediador(a):  Divulgação em breve.

3. Juventudes, tempo livre, esporte, lazer, artes e cultura.

Este Grupo de Trabalho visará discutir as questões relativas aos usos do tempo livre entre jovens; políticas públicas para esporte e lazer; relação entre lazer e consumo; perspectivas críticas sobre o ócio na vida dos jovens hoje; percepções sobre o tempo livre entre jovens e as produções culturais e artísticas de jovens e para jovens; relatos de experiência artística e sua interface com a participação social e a ação política; produções teatrais, musicais, visuais e performances artísticas de jovens; trabalhos que problematizem a concepção de "arte" e suas experimentações no campo do trabalho social e cultural com jovens; políticas públicas de incentivo às produções artístico-culturais para e por jovens em diferentes realidades e contextos.

Mediador(a):  Divulgação em breve.

4. Juventudes, espiritualidade e religiosidade.

Este Grupo de Trabalho visará discutir as práticas religiosas e à espiritualidade de jovens; filiação e prática religiosa em vários contextos juvenis; preconceito religioso entre jovens; debate sobre religião nas redes sociais; interfaces entre religião e política; fundamentalismos religiosos; aspecto protetivos da espiritualidade e religiosidade entre jovens.

Mediador(a):  Divulgação em breve.

5. Juventudes e educação. 

Este Grupo de Trabalho visará discutir os novos desafios para a educação escolar de jovens; qualidade da educação e permanência no sistema escolar; políticas educacionais direcionadas à juventude: educação básica, educação profissional e ensino superior; educação no campo; educação para jovens e adultos; educação quilombola; educação e inclusão; educação à distância de jovens.

Mediador(a):  Divulgação em breve.

6. Juventudes, consumo e novas mídias.

Este Grupo de Trabalho visará discutir novas mídias na subjetivação e sociabilidade de jovens hoje; imperativos da sociedade de consumo e impactos no mundo juvenil; juventude, publicidade e intimidade; produção de mídias por jovens; jovens e o uso de redes sociais; discursos, ideologias e valores veiculados em redes sociais; mídia e educação.

Mediador(a):  Divulgação em breve.


07. A construção do arquétipo Preto na Educação Infantil.

Este grupo de trabalho visará discutir como as comunidades pretas/negras foram representadas dentro do imaginário nacional e como tais produções influenciam na manutenção de um discurso de exotização do arquétipo negro na Educação Brasileira, especificamente a Educação Infantil. Além de construir caminhos para a descolonização do saber desses personagens, na busca de desconstruir qualquer ideia de escravidão, submissão e exotização.

Mediador: Manoel Rosa e Ana Gonçalves. 

 

Fórum da Juventude Preta | 2018 | Contra todas as formas de opressão!
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora